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B12

Vitamina B12

A Vitamina B12 é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas muitas vezes os profissionais da saúde e especialistas, não dão a devida importância.

Sua função está relacionada a metabolização de aminoácidos e produção das hemácias, as células vermelhas do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio para as células do corpo. A Vitamina B12 também protege o coração e o cérebro, sendo essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Os alimentos que contém esta vitamina são basicamente carnes, como o fígado, peixes e frutos do mar. Dietas veganas ou vegetarianas sem acompanhamento de um especialista pode ser insuficiente para repor as necessidades de nutrientes para o organismo manter o funcionamento normal, sendo necessária a suplementação.

Baixas quantidades de Vitamina B12 no organismo estão associadas a problemas, como dormência, espasmos, perda de equilíbrio, tonturas; também pode causar anemia perniciosa, que resulta em danos neurológicos; apatia, perda de apetite, convulsões, constipação e perda de peso são outros sintomas de níveis baixos de Vitamina B12 no corpo.

 

Escrito por: Olavo A. Machado
Responsáveis Téc.: Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

Fontes:  Dados de Composição de Alimentos USDA;

                – Vitamin B12 synthesis by human small intestinal bacteria. Nature 1980

 

 

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