FALE CONOSCO: (67) 3028-6562 l 3044-7772 l 3044-7773.
Cromos

Telômeros

Os Cromossomos

Os cromossomos são estruturas compostas por DNA, que se localizam no centro de cada uma das células. São responsáveis por carregar os gênes dos seres vivos. São eles que determinam as característica físicas individuais de cada ser, como cor do cabelo, altura, estrutura física, cor dos olhos, etc.

Nós seres humanos, possuímos 46 cromossomos, divididos em 23 pares, sendo 44 autossomos e 2 sexuais.

Na extremidade de cada cromossomo exitem estruturas que protegem as informações contidas no DNA e também contra sua degradação. Essas estruturas são conhecidas como:

 

Os Telômeros

Quando as nossas células se dividem para formarem novas, são os telômeros que garantem que todas as informações contidas sejam repassadas para as células novas, mas cada vez que esse processo acontece, o telômero  se encurta e assim vai até que não sobre mais nada dessa estrutura que protege as informações. É a partir daí que os cromossomos são atingidos junto com as informações que carregam, podendo causar a morte celular.

O telômero está diretamente ligado a longevidade, a proteção contra o estresse oxidativo e o metabolismo. Quanto mais longa for sua estrutura, significa que mais tempo as células poderão se reproduzir sem que sofra danos.

O processo de envelhecimento é natural, mas existem certos hábitos que podem aumentar a velocidade com que os nossos telômeros se desgastem, causando envelhecimento precoce:

  • Tabagismo
  • Estresse
  • Maus hábitos de vida, como má alimentação
  • Poluição e fatores ambientais

Em alguns estudos, telômeros curtos foram associados a doenças, como condições cardiovasculares, demência, Alzheimer, osteoporose, doenças crônicas, como resistência insulínica e diabetes.

Se você deseja ter uma vida mais longa e saudável, deve optar por mudar os hábitos:

  • mantenha o sono reparador em dia
  • pratique atividade física
  • evite ou elimine o consumo de açúcar
  • prefira se alimentar com nutrientes favoráveis à longevidade, como alimentos ricos em Ômega 3, boas fontes de proteínas e evitar alimentos industrializados, embalados, etc
  • evite situações de estresse; prefira estar perto de pessoas que fazem bem, praticar atividades que relaxem

 

Sempre que for iniciar uma nova alimentação, atividade física ou qualquer coisa relacionada a sua saúde, fale com o especialista!

 

Escrito por:  Olavo A. Machado
Responsável Téc.:  
Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

Fontes: US National Library of Medicine – Artigo: PMC3057175

                 Science Direct – Artigo: S030645301000243X

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com