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Remedio Sono

Sono Reparador x Remédios

Uma das coisas mais importantes para manter a saúde em alta, é o sono regulador. Aquele onde o descanso é pleno, despreocupado, sem interferências, afinal diversos processos essenciais que ocorrem no nosso organismo, acontecem enquanto dormimos.

O motivo pelo qual seus dias podem não estar rendendo como esperado, é justamente pela falta do sono ideal. Quando esta condição ocorre, muitos optam por pedir aquele remedinho para o médico, esperando que as noites sejam melhor aproveitadas, mas não é bem assim que acontece. Algumas medicações, apesar de fazerem realmente a função de nos fazer “apagar”, impedem que o sono alcance a fase profunda do sono (REM), que é onde realmente descansamos e o organismo é regulado. Não é de se surpreender quando se usa medicamentos para dormir e mesmo assim, acordar com a sensação de cansaço.

A nossa sugestão é seguir alguns procedimentos para dormir melhor, antes de chegar ao ponto de acabar optando por tomar medicamentos indutores do sono, ansiolíticos, entre outros, que na verdade vão fazer mais mal do que realmente cuidar da saúde. São eles:

  • Ambiente: deve estar totalmente escuro e sem barulho. Nosso corpo reage de acordo com a iluminação. Herança dos nossos antepassados primitivos, ou seja, luzes artificiais, como lâmpadas, abajures, a tela do celular, “engana”  o organismo nos mantendo alerta, contribuindo para a insônia ou atrapalhando o sono reparador; se não for possível evitar iluminação ou barulhos, aposte em um tampão para os olhos e ouvidos.
  • Diminua o Ritmo:  quando estiver próximo do horário de ir pra cama, opte por atividades mais tranquilas, ou que não sejam estimulantes, como atividade física, assistir televisão, trabalhar ou mexer no celular. O ideal é no máximo a leitura de um livro. Assim seu organismo passa a se recondicionar e entender que é hora de ir pra cama.
  • Alimentação: evite comer muito e com alimentos pesados perto da hora de dormir. Quando nos alimentamos em excesso, o corpo passa a se dedicar mais exclusivamente em digerir aquele alimento, o que acaba por deixar de lado outras funções que seriam realizadas enquanto dormimos.
  • Chás, Frutas e Fitoterápicos: são fortes aliados para um sono mais tranquilo. Exemplos: Camomila auxilia na diminuição da ansiedade, com efeitos calmantes, além de possuir o bônus de ser antioxidante e ter ação anti-inflamatória. O Maracujá também pode ser usado em forma de chá quente; o calor traz sensação de aconchego e conforto, e a passiflora, presente nesta fruta, ajuda a diminuir o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse; Extrato de Valeriana contém compostos que ajudam contra a ansiedade e induzem ao sono.

A Melatonina

A substância mais importante e que é produzida pelo nosso organismo durante o sono, é a Melatonina, também conhecida como o Hormônio do Sono. É ela a responsável por regular as funções do organismo enquanto dormimos, mas para que entre em ação com a máxima eficiência, o ambiente deve estar totalmente escuro e sem barulho, como citamos anteriormente.

A melatonina é um hormônio neuroprotetor, antioxidante, antidepressivo, eleva a capacidade do sistema imunológico e mantém ativadas as citocinas anti-inflamatórias.

Este hormônio pode ser suplementado, mas nesse caso deve ser imprescindível o acompanhamento por especialista, pois são analisados diversos fatores de forma individual e personalizada.

 

Para quem já faz uso de medicamentos e outras substâncias não naturais, o ideal é reduzir aos poucos a ingestão de remédios e ir inserindo as formas mais naturais. A mudança de hábitos também ajuda, como a prática de atividade física durante o dia, evitar situações de estresse, melhorar a alientação. De qualquer forma, qualquer sempre peça acompanhamento de especialista.

 

Escrito por: Olavo A. Machado
Responsável Téc.: Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

 

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