FALE CONOSCO: (67) 3028-6562 l 3044-7772 l 3044-7773.
Radlivre

Radicais Livres –

Os radicais livres, a grosso modo, são átomos ou moléculas instáveis que provocam alteração na estabilidade de outras moléculas causando desparelhamento de suas partículas.

  • Mas o que isso tem a ver com nosso organismo?

Radicais livres causam danos às células e tecidos.

O estresse, a radiação em todas as suas formas, seja solar em excesso, micro-ondas, redes de celulares, elétrica, wi-fi, a exposição a fatores externos, como poluição, substâncias nocivas, alimentação desregrada que contenha industrializados, embalados, produtos com conservantes, corantes, adoçantes artificiais, agrotóxicos, entre diversas outras situações a que estamos expostos diariamente, são causadores, desencadeadores e propagadores de radicais livres, que acaba causando o ESTRESSE OXIDATIVO e mais tarde vem a se tornar algum problema de saúde, como inflamação, envelhecimento precoce, doenças degenerativas, deficiência no sistema imunológico e até facilitar o desenvolvimento de diversos tipos de câncer: no cérebro, pulmão, mama, útero, próstata, etc.

  • Prevenção

Prevenir é a melhor maneira que podemos lidar contra os efeitos dos radicais livres.

  • Devemos começar com o ambiente onde descansamos e dormimos. Evite deixar aparelhos próximos a cama ou se possível, até impedir que estejam dentro do quarto. Telefone sem fio, televisores, celulares, etc.
  • Cuide muito bem da sua alimentação: prefira ingredientes orgânicos; aqueles que são utilizados pouco ou nenhum tipo de agrotóxico. Faça suas compras naquela feirinha próximo a sua casa. Além de cuidar da saúde, ajuda a incentivar o comércio local e as famílias produtoras desse tipo de alimento. Existem diversos alimentos que tem efeito protetor do nosso organismo contra os efeitos dos radicais livres: açafrão (cúrcuma), azeite de oliva, frutas cítricas, frutas vermelhas, peixes (omega 3), sálvia, semente de abóbora, uvas, são alguns
  • Praticar atividade física moderadamente também é uma estratégia importante para a prevenção, pois ao acelerar o metabolismo facilita o sistema de defesa do nosso corpo a eliminar essas substâncias, mas cuidado: exercícios contínuos e intensos em excesso pode ter efeito contrário, acumulando radicais livres e danificando fibras musculares, podendo se tornar lesões.

Fontes e Referências: 

  • Triggering and modulation of apoptosis by oxidative stress, Free Radic Biol Med. 2000 Aug;29(3-4):323-33
  • Prof. Kunio Inamoto
  • Oxidative damage and fibrinogenesis, Free Radic Biol Med. 1997;22(1-2):287-305.

Escrito por: Olavo A. Machado
Responsáveis Téc.: Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com