FALE CONOSCO: (67) 3028-6562 l 3044-7772 l 3044-7773.
Deprobes

Obesidade Pode Ser Uma das Causas da Depressão

As instituições University of Exeter, do Reino Unido e University of South Australia, realizaram uma pesquisa em conjunto para descobrir quais as consequências da obesidade para condições como a Depressão.

O resultado foi divulgado no International Journal of Epidemiology no dia 13 deste mês de novembro. Apesar de já haver algum tempo que os cientistas apontam que a depressão é mais frequente em pessoas acima do peso, esta foi a primeira pesquisa que constatou que a obesidade pode sim causar transtorno mental, mesmo que o paciente não tenha outros problemas de saúde, como por exemplo, a diabetes.

Mais de 48 mil pacientes diagnosticados com depressão foram analisados durante o estudo. Os dados foram comparados com um grupo de controle de mais de 290 mil pessoas, com idade entre 47 e 80 anos, que forneceram materiais médicos e genéticos.

Através do estudo foi constatado que genes de pessoas com maior massa corporal estavam tão relacionados a depressão, quanto a diabetes e obesidade, sendo que este efeito é ainda maior nas mulheres do que em homens.

A responsável pelo estudo, professora Elina Hypponen da UniSA, disse que: “A epidemia global de obesidade é preocupante, assim como a depressão. As duas custam trilhões de dólares ao ano para a comunidade global. Nossa pesquisa mostra que o excesso de peso, além das doenças crônicas, como diabetes e condições cardiovasculares, também podem levar a depressão”.

Fonte: Using genetics to understand the causal influence of higher BMI on depression – International Journal of Epidemiology

Escrito por:  Olavo A. Machado
Responsável Téc.:  
Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com