Intest2

Novos Estudos Associam Bactérias do Intestino a Depressão

Pesquisadores do APC Microbiome Institute, na Universidade de Cork – Irlanda, realizaram um estudo onde foi descoberta uma conexão intrigante entre as bactérias presentes no nosso trato gastrointestinal e sintomas de ansiedade.

Enquanto há outros estudos que relacionam sintomas de ansiedade ao microbioma intestinal, este é o primeiro que faz a conexão entre os micróbios e uma molécula em particular, chamada MicroRNA (miRNA),  que pode influenciar os processos fisiológicos fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso central, a amígdala e o córtex pré-frontal do cérebro, o que implica em ansiedade e depressão.

O potencial dessas descobertas podem oferecer uma nova alternativa a tratamentos de ansiedade, onde alguns dos obstáculos que impedem a exploração do potencial terapêutico das miRNAs poderiam ser eliminados, assim em breve pode se tornar possível auxiliar pacientes afetados por essas condições, com mais eficiência através de um microbioma intestinal saudável.

Ansiedade, Depressão e sintomas relacionados, são condições que afetam 1 a cada 13 pessoas no mundo.

Escrito por: Olavo A. Machado

Fontes: Microbiome Journal – BioMedCentral