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Neurocientistas Alertam para que Mulheres Fiquem Atentas com o Sono

Muitas pessoas não se atentam ao fato de que dormir é uma das coisas fundamentais para se manter uma boa saúde. É o único momento em que o corpo é capaz de regular todas as suas funções, reparar danos causados durante o dia, manter os órgãos funcionando adequadamente, além de diversos outros processos que só acontecem enquanto estamos dormindo, como reabastecimento das nossas células, diversos compostos são metabolizados entre outras atividades; tudo para garantir a energia que precisamos para o dia seguinte.

Homens e mulheres possuem diferenças, biologicamente falando o que também incluem os processos do sono. Sabemos que é recomendado dormir cerca de 8 horas por noite, mas de acordo com as últimas pesquisas, as mulheres precisam de mais do que isso. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo, concluíram que mulheres que dormem 8 horas por noite, não descansam o suficiente. O cérebro feminino é bem mais ativo que o masculino, o que indica que é necessário mais tempo de descanso do que os homens.

Durante a pesquisa também foi constatado que dormir adequadamente repara e rejuvenesce a pele, dando um aspecto mais saudável, sedoso, restaurado, principalmente nas mulheres. Para elas, dormir bem, ou seja, mais de 8 horas trazem diversos benefícios para a saúde no geral:

  • Reduz o estresse, que por sinal pode causar diversas condições, tanto para o sistema cardiovascular quanto o nervoso;
  • Melhora a saúde do corpo, além de aumentar a eficiência de pessoas que fazem dietas específicas para ganho de massa muscular ou perda de peso; de acordo com pesquisadores da University of Chicago, descansar da maneira adequada, ajuda na perda de peso;
  • Melhora a atenção e concentração; dormir é fundamental para a atividade cerebral funcionar da maneira correta, além disso fortalece a memoria, aumenta a criatividade, regula as nossas emoções.

Horas recomendadas de sono de acordo com a idade:

  • Recém Nascido: 14 a 17 horas;
  • Bebês: 12 a 15 horas;
  • Crianças: 11 a 14 horas;
  • Adolescentes: 8 a 10 horas;
  • Adultos: 7 a 9 horas;
  • Idosos: 7 a 8 horas.

As recomendações citadas acima não precisam ser exatas, afinal podemos determinar a quantidade de horas necessárias para o nosso corpo, mas estar abaixo das recomendações podem aumentar as chances de desenvolvimento de condições de saúde indesejáveis.

Para facilitar o sono:

Caso você tenha dificuldades para pegar no sono, algumas dessas dicas pode ajudar:

  • Leia um livro;
  • Pratique atividade física;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Evite beber café antes de dormir;
  • Desenvolva uma rotina saudável para ir para cama;
  • Seu colchão e travesseiro também devem ser adequados para o seu maior conforto.

Escrito por:  Olavo A. Machado
Responsável Téc.:  
Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

Fonte: Woman Daily Tips

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