Dnatest

Metilação e Epigenética

O DNA

O composto orgânico que contém todas as instruções que determinam o desenvolvimento e características dos seres vivos, entre elas as físicas, funcionamento do organismo, entre outras, é o DNA, que também é responsável por transmitir os atributos hereditários de cada indivíduo.

Muito tem sido estudado a respeito da herança genética que recebemos dos nossos ancestrais, em relação a origem das doenças, como o câncer e condições autoimunes. A sabedoria popular dá conta de que “se minha família tem essa ou outra doença, não há muita coisa que eu possa fazer para evitá-la”. No entanto novas descobertas vem sendo realizadas e a palavra da vez é a Epigenética: a ciência que estuda se os genes serão expressivos ou não, dependendo dos fatores externo ao indivíduo.

O que isso quer dizer?

Não é porque você tem o gene da diabetes que necessariamente será diabético. A expressão da doença vai depender dos seus hábitos de vida, ou seja, alimentação, estresse, sono, ambiente (metais pesados, agrotóxicos, radiação, poluição), obesidade, atividade física, entre outros fatores.

Metilação

A metilação é a adição de um grupo químico ao DNA. É o mecanismo utilizado para silenciar alguns genes, ou seja, os nossos hábitos regulam a metilação. Resumindo: são nossas atitudes que vão determinar se teremos alguma condição, que tenha se manifestado em outros membros da nossa família. A expressão do código genético depende da metilação que realizamos. Não se acomode, afinal é possível se proteger, se cuidar e minimizar os riscos da doença se manifestar.

Fontes:  Autoimmun Rev, 2015 | Epigenetics in autoimmune diseases: pathogenesis and prospects for therapy | Zhang, Z; Zhang, R | Int. J. Biochem. Cell Biol., 2015 | Epigenetic dynamics in immunity and autoimmunity | Zhao, M; Wang, Z; Yung, S; Lu, Q