FALE CONOSCO: (67) 3028-6562 l 3044-7772 l 3044-7773.
Relogio

Idade Cronológica x Idade Biológica

A Idade Cronológica é a que contamos pelos nossos aniversários. O tempo de vida desde que nascemos e que está registrado em nossos documentos.

Mas quando se trata da Idade Biológica, estamos falando de saúde. Da qualidade com que levamos a vida e as condições a que nosso organismo se encontra.

Atualmente a maioria das pessoas estão com a idade biológica avançada. Indivíduos jovens em condições de saúde semelhantes a de próximos a terceira idade, onde o corpo apresenta maior vulnerabilidade mediante sinais críticos, o metabolismo e seus processos celulares começam a se comprometer.

Tudo depende de como levamos a vida. Cada vez mais ouvimos relatos de pessoas mais novas que sofrem de condições, como hipertensão, derrame cerebral, infarto, entre outras, que são muito mais comuns em indivíduos mais velhos, assim concluímos que a verdadeira idade não é aquela que contamos conforme fazemos aniversário.

Prevenção

Existem diversas formas de prevenir e retardar o envelhecimento precoce e todas as consequências que se sucedem.

É possível aliar hábitos de vida saudáveis, como praticar atividade física, melhorar a alimentação, evitar situações de estresse, ao acompanhamento multidisciplinar através da Terapia Funcional Integrativa, onde o foco é a saúde geral, de forma individual e personalizada.

Para saber qual é a situação da saúde do paciente, sua idade biológica, devem ser realizados testes e exames que vão muito além dos tradicionais pedidos pelo “check-up”, ou seja, os de sangue, urina e fezes. Existem diversas outras ferramentas que podem indicar com maior precisão, quais as condições do nosso corpo e metabolismo, como os testes genéticos, os exames de níveis hormonais, entre outros. Assim é possível determinar as estratégias para manter a saúde do paciente otimizada, praticamente livre de doenças, com melhor humor, bem-estar e qualidade de vida.

Devemos mudar o estereótipo, o conceito de que ficar velho está associado a perda da capacidade funcional, doenças, “caduquices”, perda da visão, andar com o auxílio de bengala, sendo que é sim possível chegar a idades avançadas com qualidade de vida.

Escrito por:  Olavo A. Machado
Responsável Téc.:  
Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

Fontes:  Longevidade em Foco

                   Brazil Health

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com