Brain

Hormônios e a Saúde do Cérebro

A sociedade científica, após anos de pesquisas e estudos, concluiu que terapias de modulação hormonal podem auxiliar a prevenir e retardar doenças causadas pela degeneração neurológica, como Parkinson e Alzheimer.

• Praticar atividade física aumenta a produção da ouabaína pelo corpo; este hormônio ativa substâncias que causam efeito de proteção aos neurônios e sistema nervoso central.
  • A deficiência do hormônio feminino estrogênio, pode aumentar em até 140% o risco de desenvolvimento de Alzheimer em mulheres na época da menopausa e também naquelas que passaram pelo procedimento de retirada do útero e ovários. A terapia de reposição dos hormônios traz benefícios à saúde mental da mulher, incluindo o humor, memória e intelectualidade.
  • Traumas na cabeça por acidente, ou por atletas que praticam esportes de contato físico, também podem afetar a produção de hormônios pelo organismo, antecipando o aparecimento ou agravando quadros de doenças degenerativas neurológicas. Nesse caso, a reposição é um aliado praticamente indispensável.

De maneira geral, a modulação hormonal também pode ser utilizada para deter os efeitos do envelhecimento e melhorar substancialmente a qualidade de vida de quem opta por esse tipo de terapia. Há melhora na disposição e de humor, aumento da massa muscular e redução de gordura, otimização do colesterol, pode corrigir a osteoporose, prevenir a perda na capacidade funcional, conforme o avanço da idade e até os cabelos passam a crescer com mais vigor e saúde.

Responsável Téc.: Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

Fonte: Academia da Longevidade Saudável