FALE CONOSCO: (67) 3028-6562 l 3044-7772 l 3044-7773.
Gh

GH – O Hormônio do Crescimento

O GH, também conhecido como o hormônio do crescimento é um dos regentes da vida.

Descoberto pela medicina no final dos anos 20, o GH é responsável pela continuidade de crescimento, restauro, anabolismo, expansão e proliferação, durante a fase de crescimento do indivíduo, ou seja, entre as fases da adolescência e adulta.

A partir do momento que o crescimento total é atingido, os níveis desse hormônio decaem, mas sua produção não é totalmente interrompida, pois continua sendo o hormônio mais importante nas funções de reparar e restaurar nossos sistemas celulares.

Para que o GH continue seu processo de restauração e reparo, deve ser convertido em uma série de outras moléculas bio-ativas, conhecidas como “fatores de crescimento”, sendo cada tipo responsável por um sistema, como o neurológico, o da pele, vascular, etc.

Alguns fatores fazem com que reduza e prejudique a eficiência do GH exercer sua função reparadora, como má qualidade do sono, estresse, obesidade, consumo de açúcar, entre outros, que causam envelhecimento precoce das células, inflamação, entre outras condições.

Em indivíduos que a função do GH esteja comprometida, a primeira atitude que devemos tomar é retomar hábitos de vida saudáveis, como sono reparador, melhorar a alimentação, diminuir a obesidade, executar tarefas para a redução do estresse. Se mesmo diante dessas ações continue apresentando níveis baixos do hormônio, pode ser necessária a suplementação para retomar a qualidade de vida do paciente a níveis ótimos e garantir a manutenção e reparação dos sistemas do nosso corpo.

Escrito por: Olavo A. Machado
Responsável Téc.: Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

Fonte: N Engl J Med 1990; 323:1-6 | DOI: 10.1056/NEJM199007053230101

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com