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Bemestar

Dicas para a Vida Longa e Saudável

Quem quer aproveitar a vida em sua plenitude, até os seus 90… 100 anos,  deve começar AGORA!

Há quem diga que em um futuro, talvez até não muito distante, será possível viver 150 anos e até mais. O que preocupa é a forma como chegaremos até lá.

Quando falamos em idades avançadas, vem à mente aquele estereótipo do idoso, que anda de bengala, é dependente de outras pessoas, cheio de doenças, idas intermináveis a hospitais, etc. Mas não precisa ser assim. Através de um programa de manutenção preventiva, é possível viver mais tempo e com a saúde otimizada.

Além do acompanhamento com médico dedicado à prevenção, à terapia funcional integrativa, você pode seguir algumas dicas:

  • Água: nosso corpo possui de 60% a 65% de água. Mesmo assim, o consumo ideal pela grande maioria das pessoas, está longe de ser o correto.
  • Macronutrientes: evitar a ingestão de produtos industrializados, cheios de conservantes, corantes, entre outros produtos que não vem da natureza; reduza também a ingestão de carboidratos: pães, massas, biscoitos, entre outros, são repletos de açúcares e gorduras, mesmo os que levam as etiquetas “diet” ou “light” são prejudiciais;
  • Estresse: devemos levar em conta tanto o estresse por motivos externos, consequência do ambiente em que vivemos, quanto o estresse do nosso metabolismo, ou seja, aquele que ocorre por conta dos nossos hábitos – alimentares, falta de sono, fumo, falta de atividade física, desidratação, etc. Mesmo que não seja uma pessoa que se deixa levar pelas emoções negativas, se seus hábitos não condizem com uma vida saudável, estará exposto aos malefícios do estresse igualmente.
  • Sono Reparador: é o remédio natural mais eficiente que possuímos; enquanto dormimos é quando nosso corpo regula todas as suas funções, como cognição, destoxificação, produção de hormônios, reparação de danos celulares, entre diversos outros efeitos benéficos. É importante que o ambiente em que dormimos seja o mais tranquilo possível, livre de iluminação e barulhos;
  • Praticar Atividade Física: a necessidade de movimento do corpo vem de nossos ancestrais, mas com a rotina, as facilidades do dia a dia, acabamos nos tornando mais sedentários. Praticar atividade física melhora a saúde como um todo. Somada a alimentação, é uma das principais maneiras de alcançar uma vida longa e saudável.

Escrito por: Olavo A. Machado
Responsável Téc.: Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

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