FALE CONOSCO: (67) 3028-6562 l 3044-7772 l 3044-7773.
Carn

Curta o Carnaval sem Riscos

Carnaval! Época de festas, alegria, diversão, tudo muito bonito e colorido, porém também é um dos períodos de maior risco para a saúde devido aos abusos que se unem à esta grandiosa festa popular brasileira.

Alguns meses antes muita gente passa a se preparar fisicamente para as festas do Carnaval. Começam ir para a academia, mudar a alimentação; o problema é que esse tipo de atitude pode vir a prejudicar ao invés de melhorar a saúde. A ansiedade na busca por resultados rápidos, podem trazer adversidades, como lesões, surgimento de doenças causadas pela baixa imunidade por conta da mudança repentina na alimentação inadequada, entre outros problemas.  Iniciar atividades físicas e dietas sem o acompanhamento correto está longe de ser o ideal.

Recentemente o Ministério da Saúde divulgou o resultado de uma pesquisa que mostra que a busca pelos serviços de saúde, aumenta em até 40% após o período do Carnaval. Número que leva até duas semanas para se estabilizar.

Os maiores riscos são os de transmissão de doenças em massa, como hepatite, meningite, tuberculose, conjuntivite, entre muitas outras. Surtos de gripe e patologias relacionadas a microorganismos presentes no ar, também são registrados em maior escala. Ocorrem com mais frequência devido a aglomeração de pessoas.

O uso excessivo de álcool e outras drogas, reduzem a consciência relacionada a riscos e consequências, o que faz com que as pessoas acabem se expondo a situações de risco, como rotatividade de parceiros, sexo sem proteção, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis.

A melhor maneira para aproveitar essa grande festa e acabar não sofrendo consequências indesejáveis, é certamente a prevenção. Beba bastante água; não abuse de bebidas alcoólicas: nosso organismo possui um limite para processar o álcool ingerido. Ultrapassar esses níveis podem resultar em redução da glicose no corpo, causando perda da consciência e até o coma alcoólico; use roupas leves; alimente-se com frutas, legumes, verduras e outros nutrientes para garantir a energia nos dias de festa.

Aproveite o Carnaval com consciência e evite abusos!

Escrito por: Olavo A. Machado
Responsáveis Téc.: Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com