Cansaco

Cansaço Crônico

Sabe aquele cansaço que parece que não vai embora nunca?

As glândulas adrenais (que se localizam sobre os rins) são parte fundamental do sistema endócrino, responsável pelo controle da pressão arterial, ciclo do sono, imunidade, metabolismo do sódio, potássio, da água, carboidratos e também regular as reações do corpo ao estresse.

Em situações como estresse, pressão no trabalho ou nos estudos, alergia, falta ou excesso de atividade física, rompimentos amorosos, preocupações, infecções, entre outras, as glândulas passam a funcionar de maneira errada, não produzindo os hormônios da forma que deveriam, causando diminuição gradativa do cortisol: a Fadiga Adrenal. Assim aumenta a susceptibilidade a inflamações, infecções, alergias, dermatites, dores musculares e articulares.

Entre os principais sintomas da Fadiga Adrenal podemos citar a dificuldade em se levantar de manhã, mesmo após uma longa noite de sono, cansaço ao longo do dia, irritação, desejos por alimentos salgados ou doces, mais disposição durante a noite e sistema imunológico enfraquecido.

A Fadiga Adrenal pode ser tratada com reposição hormonal, mas a alimentação exerce função fundamental para controlar os sintomas e garantir uma vida mais saudável.

Escrito por:  Olavo A. Machado

Responsáveis Téc.: Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS