Cerebr

AVC – Prevenção

O AVC – Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como “derrame”, configura cerca de 25% do total de lesões ao encéfalo.

Se trata da terceira maior causa de mortalidade no mundo. No Brasil tem se tornado uma condição cada vez mais preocupante ultrapassando outras condições cardíacas e o câncer.

O AVC é causa de sequelas e incapacitações, perda de capacidade funcional, causando prejuízos pessoais, sócio-econômicos e familiares.

Devemos ficar atentos aos fatores de risco: hipertensão – pressão alta e o tabagismo são os principais; diabetes, uso excessivo de bebidas alcoólicas, drogas, doenças cardíacas, inflamação e sedentarismo, também são causadores de AVC.

Os fatores de risco são ainda maiores em mulheres jovens, em idade fértil usando anticoncepcionais e fumantes, se comparados àquelas que não fumam.

A pressão arterial deve se manter até o limite de 140/90 mmHg. A permanência fixa nesse valor ou aumentos, deverão levantar suspeita de hipertensão. Nesse caso, vá ao médico.

A hipertensão arterial pode não apresentar sintomas; assim o paciente pode ser portador dessa condição há muito tempo e não saiba.

Sintomas e sinais mais comuns:

– diminuição de força e/ou sensibilidadde de um lado do corpo;

– dificuldade para falar ou entender a linguagem;

– alteração da visão, turvação ou visão dupla;

– tontura ou vertigem com desequilíbrio;

– alteração da consciência e confusão mental.

Previna-se e consulte seu médico regularmente, pratique atividade, cuide da sua alimentação.

Escrito por:  Olavo A. Machado
Responsável Téc.: