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Prevenção – Protegendo os Joelhos

A prática da corrida como atividade física traz diversos benefícios para a saúde do nosso corpo. Fortalece o coração, acelera o metabolismo, ajuda a desenvolver diversos grupos musculares, auxilia a perda de peso, a aumentar a resistência, promove a sensação de bem-estar, além de diversos outros efeitos; mas não tomar os devidos cuidados pode ocasionar problemas aos joelhos, músculos e articulações relacionadas a eles. É importante prevenir.

Articulações fortes e bem trabalhadas podem minimizar o aparecimento de lesões, mas apenas se os exercícios forem realizados com acompanhamento e de maneira correta. A lesão mais comum é o desgaste articular, causada pelo forte impacto constante nos joelhos, seguida pela tendinite rotuliana, que ocorre principalmente em indivíduos correm em superfícies irregulares ou muito íngremes.

O joelho em si não tem músculos, mas suas articulações estão rodeadas por eles, além dos tendões que asseguram sua estabilidade. Evite correr em superfícies muito duras, como no asfalto prefira terrenos como terra ou grama; utilize sempre tênis ideais para corrida, pois possuem sistema de amortecimento de impacto; alimentação saudável, bem variada também é importante, pois ajuda a repor os nutrientes e minerais necessários para a reposição de colágeno em ligamentos e tendões.

 

Antes de começar qualquer atividade física ou dieta, visite um especialista!

 

Fontes e Referências:

  • Longevidade em Foco 07

Escrito por: Olavo A. Machado
Responsáveis Téc.: Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

 

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