Sangue

O que é “Estar Inflamado”?

Inflamação acontece como uma resposta do organismo diante de doença, trauma ou outras condições que possam causar a reação inflamatória ou alérgica.

É um processo natural que faz parte da cura e que é importante que aconteça de forma aguda, ou seja, por um curto período, auxiliando o corpo a se recuperar. A inflamação aguda é normal, não apresenta riscos e é fundamental. É um sinal de que a defesa do nosso corpo está em ação.

Quando este ciclo é repetido de maneira constante, silencioso e por longos períodos, chamamos de Inflamação Crônica Sub-Clínica. Esta condição sim passa a ser perigosa, pois pode ser o gatilho para diversas outras, servindo de ponto de partida para doenças, como AVC, Alzheimer, doenças cardiovasculares e até câncer.

É possível prevenir e evitar um quadro de inflamação crônica através de algumas atitudes e mudança de hábitos. São as nossas escolhas e estilo de vida que irão determinar se vamos permanecer inflamados ou não, através de hábitos saudáveis, alimentação funcional, prática frequente de atividade física, exposição à luz solar, sono de qualidade, ou seja, reparador e controle do estresse.

A principal aliada para a prevenção contra a inflamação crônica, é a alimentação. Podemos selecionar alimentos que possuam nutrientes que darão suporte e otimizar o sistema de defesa do nosso corpo. Os alimentos que mais possuem propriedades anti-inflamatórias, são peixes de água salgada, que são ricos em Ômega 3, vegetais, como a cebola, cúrcuma, alguns chás, entre diversos outros.

Os alimentos que mais contribuem para manter o corpo inflamado, são os ricos em gorduras trans, açúcares, refrigerantes, industrializados e certos carboidratos.

A inflamação crônica sub-clínica é uma das principais causas de morte pelo mundo.

Fonte: The Journal of Clinical Investigation – Article 19451