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Café da Manhã – Pão x Ovos

Levantar cedo, preparar o café e comer aquele pão francês quentinho e de casquinha crocante, a margarina derretendo… Parece o café da manhã correto, consumido por muita gente, mas que está longe de ser o ideal. Aí você troca o pão francês pelo pão integral, achando que está optando por uma dieta mais saudável, o que até pode ser mais nutritivo, mas também não é o mais adequado. A massa dos pães, tanto o tradicional francês, quanto outros tipos são ricos em carboidratos refinados, glúten, aromatizantes e conservantes, que como já falamos por aqui, podem ser prejudiciais à saúde. Nossa dica: troque os pães por ovos.

Recentemente a ciência comprovou em estudo, que a ingestão de ovos no desjejum ajuda a perder peso. A pesquisa sugere que quem ingere ovos logo no começo do dia tem 65% mais chance de emagrecer se comparado aos que optam pelo consumo de pão.

Foram separados indivíduos em dois grupos: um consumiria pães e o outro ovos no café da manhã; concluiu-se que os pacientes do grupo que passou a ter uma alimentação baseada em ovos, teve redução significativa no tamanho da cintura e na quantidade de gordura corporal, se comparados aos que consumiram pães.

Se alimentar de ovos logo cedo também aumenta a sensação de saciedade, assim a fome demora um pouco mais pra chegar, ajuda a evitar aquelas beliscadas fora de hora antes do almoço, dando tempo para que o corpo trabalhe corretamente.  De acordo com a pesquisa, quem se alimenta de ovos, come menos e melhor pelas próximas 36 horas após seu consumo.

Opte por consumir alimentos que ajude o corpo a trabalhar de forma otimizada, a começar o dia leve e que facilite a ingestão, como é o caso de ovos, chás, frutas, etc.

Mas e o colesterol?

A incidência no aumento de colesterol não acontece por conta do consumo dos ovos em si, mas sim quando são preparados utilizando óleo de origem vegetal, que ao serem aquecidos a altas temperaturas se tornam as perigosas gorduras saturadas. Existem formas de preparar os ovos fritando-os até em água ou óleo de coco.

Mas comer ovos todos os dias não enjoa?

Use a criatividade! Varie ingredientes, temperos, etc, claro, sem abusar dos que contém conservantes, corantes, aromatizantes. Prefira temperos naturais.

Escrito por: Olavo A. Machado
Responsáveis Téc.: Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

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