FALE CONOSCO: (67) 3028-6562 l 3044-7772 l 3044-7773.
Intestin2

Atividade Física e Intestino

O Frontier in Microbiology é um periódico onde são publicados estudos, pesquisas e artigos sobre saúde e recentemente divulgou resultados de um estudo realizado com o objetivo de investigar a relação entre a prática de atividade física e a saúde intestinal.

Nosso intestino é um biomarcador da saúde no geral, afinal este órgão participa de praticamente tudo no organismo, da imunidade até o nosso humor.

Durante a pesquisa 17 pacientes com sobrepeso, considerados saudáveis, porém sedentários, foram submetidos a 6 semanas de treinamento com a frequência de 3 vezes por semana. Além disso foram instruídas a não alterar qualquer outro tipo de hábito, seja alimentar ou em suas rotinas diárias.

Como sabemos, nosso intestino é composto por diversos tipos de bactérias, que quando em equilíbrio, são benéficas ao nosso organismo. Os pesquisadores constataram que houve uma redução na quantidade de proteobactérias, ou seja, as responsáveis por causar inflamação, e um aumento no número das chamadas Akkermansia, que são as bactérias responsáveis pelas melhorias no funcionamento do metabolismo.

Alguns estudos anteriores já haviam demonstrado que pessoas que praticam atividade física possuem maoir número de bactérias benéficas, se comparado às sedentárias. As Akkermansia poderiam ainda, ser capazes de prevenir condições como obesidade e diabetes.

Uma alimentação balanceada e rica em fibras e probióticos, somadas a uma rotina de exercícios físicos, podem ser o caminho para garantir melhor qualidade de vida e mais saúde!

 

Escrito por:  Olavo A. Machado
Responsável Téc.:  
Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com