FALE CONOSCO: (67) 3028-6562 l 3044-7772 l 3044-7773.
Cerebro

Alimentos que Protegem o Cérebro

Alguns alimentos, além de fazer bem para a saúde no geral, tem o poder de proteger o cérebro, melhorar a memória, concentração, a capacidade cognitiva e de aprendizado.

O cérebro precisa de energia, então alimentos ricos em gorduras boas, como peixes (salmão e atum), abacate e oleaginosas são essenciais. Ajudam a controlar a pressão arterial; pressão alta está relacionada a redução da capacidade cognitiva precoce.

Outro alimento importante é o chocolate amargo, de preferência acima de 70%. São ricos em antioxidantes, flavonoides, entre outros nutrientes.  Além disso, uma pesquisa sugere que comer chocolate amargo aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, o que favorece atividades relacionadas a memória.

Frutas, como morango, amora, groselha, mirtilo, podem reduzir o atrasar das células cerebrais, melhorar a comunicação entre neurônios, reduz a inflamação e também ajudam no aprendizado e memória.

O café melhora a concentração e o estado de alerta. A cafeína presente na bebida aumenta a entropia do cérebro, relacionada à atividade cerebral variada e complexa. Quando a entropia é alta, o cérebro pode processar mais informações. O café também é fonte de antioxidantes, responsáveis por proteger o cérebro de doenças relacionadas ao avanço da idade, como declínio cognitivo, aneurisma, Alzheimer, entre outras.

Ovos são ricos em vitaminas essenciais para o bom funcionamento do cérebro, como B12, B6 e ácido fólico. Essas vitaminas também podem ser responsáveis por evitar o encolhimento do cérebro, devido ao envelhecimento.

Escrito por: Olavo A. Machado
Responsável Téc.: Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

Fontes: The neuroprotective effects of cocoa flavanol and its influence on cognitive performance; PMCID: PMC3575938

Caffeine Caused a Widespread Increase of Resting Brain Entropy; PMCID: PMC5807546

Neuroprotective effects of berry fruits on neurodegenerative diseases; PMCID: PMC4192974

Quantitative Erythrocyte Omega-3 EPA Plus DHA Levels are Related to Higher Regional Cerebral Blood Flow on Brain SPECT; PMID: 28527220

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com