FALE CONOSCO: (67) 3028-6562 l 3044-7772 l 3044-7773.
Phfood

A Síndrome dos Ovários Policísticos – A Alimentação como Aliada na Prevenção

Causada por distúrbios hormonais, a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) leva a um funcionamento irregular dos ovários através do desenvolvimento de pequenos cistos na parte externa.

Alguns sintomas indicam a presença desta condição: ACNE, pele excessivamente oleosa, quedas de cabelo ou afinamento e enfraquecimento dos fios, menstruação irregular, aumento de pelos no corpo, resistência insulínica, que também pode causar aumento de peso.

O que a Síndrome dos Ovários Policísticos tem a ver com a alimentação?

Através de uma dieta correta e balanceada, é possível se prevenir ou caso já seja uma condição instalada, auxiliar no tratamento e cura.

Os grandes vilões são os carboidratos simples, presente em massas, como pães, bolos, biscoitos, sorvetes, entre outros. Açúcares também são inimigos que causam ou até pioram o quadro, mesmo em mulheres que não tenham predisposição genética.

Ingerir carboidratos simples causam picos de insulina com mais frequência, que ao estimularem os receptores presentes nos ovários, estimulam uma cascata hormonal resultando nos sintomas citados acima e por fim, no desenvolvimento dos cistos.

Há ainda um agravante: a falta de atividade física.

Uma das soluções mais propostas tradicionalmente para a SOP é a prescrição de anticoncepcionais hormonais, onde o ideal seria na realidade, a realização de exames para verificar quais as funções do organismo estão irregulares, definir estratégias para retomar o equilíbrio hormonal, metabólico e biológico.

Anticoncepcionais não tratam o problema em sua causa, apenas remediam, não sendo uma solução adequada, fora outros desequilíbrios que estes remédios podem causar e diversas condições a longo prazo.

Optar por alimentação saudável, claro, sempre com acompanhamento de um especialista atualizado, que entenda da Fisiologia Hormonal, Nutrição Funcional, Suplementação, é possível prevenir e auxiliar no tratamento, não só desta, mas de diversas outras condições causadas por estilo de vida incorreto.

 

Escrito por:  Olavo A. Machado
Responsável Téc.:  
Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

Fonte: Oxford Academy – JCEM (Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism) Volume 84, Issue 1, 1 January 1999

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com