FALE CONOSCO: (67) 3028-6562 l 3044-7772 l 3044-7773.
Colorr

Alimentos Pró-Inflamatórios Aumentam o Risco de Desenvolvimento de Câncer Colorretal em Ambos os Sexos

Segundo um estudo publicado pela JAMA Oncology, alimentos considerados pró-inflamatórios, como: açúcar, margarina, óleos hidrogenados, fast food, refrigerantes, gorduras trans, álcool, carnes processadas, alimentos ultraprocessados, e consumo em excesso de carnes, farinha, sucos industrializados, etc, aumentam as chances de desenvolvimento de câncer colorretal tanto em homens quanto em mulheres.

A pesquisa envolveu mais de 120 mil pessoas, sendo 46 804 homens e 74 246 mulheres, em idade adulta durante 26 anos. Nesse período foi constatado o aumento de casos de câncer colorretal nos indivíduos que costumavam seguir uma dieta que continha mais alimentos pró-inflamatórios, sendo que essa condição foi ainda mais frequente em pessoas consideradas acima do peso.

O ideal é realizar intervenções na dieta de indivíduos que se alimentam de nutrientes pró-inflamatórios, para reduzir as chances de desenvolvimento desta condição e podendo ser mais eficazes entre homens com sobrepeso/obesos e mulheres magras ou homens e mulheres que não consomem álcool.

De qualquer forma, vale lembrar que a dieta de cada paciente, deve ser definida de forma individual e personalizada, baseada em seu histórico clínico, parâmetros sanguíneos, exames alimentares e polimorfismos genéticos, afinal cada indivíduo possui suas particularidades bioquímicas, sendo fundamental que o especialista identifique os gatilhos inflamatórios individuais e a partir daí desenvolver estratégias para a prevenção à inflamação.

Escrito por:  Olavo A. Machado
Responsável Téc.:  
Dra. Andreia Antoniolli – CRM 2668/MS

Fonte: JAMA Oncol. 2018;4(3):366-373. doi:10.1001/jamaoncol.2017.4844 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com